24/05 - Pindorama e Bola Sete

Local: Parque do Campolim


No domingo (24) os grupos Pindorama e Bola Sete se apresentam no palco Parque Carlos Alberto de Souza (Campolim), na Virada Cultural 2015.

10h30 – Pindorama

Pindorama se apresenta com um trabalho com mistura de gêneros e ritmos em linguagem universal, combinando o trio guitarra, baixo e bateria aos sons da viola, violão, sanfona, pandeiro, alfaia, triângulo, zabumba, mineiro, atabaque, ilú, berimbau, dá aos seus músicos, em grande parte multi­instrumentistas, a possibilidade de explorar as mais variadas fronteiras da música popular brasileira convidando e/ou provocando o público para uma livre experimentação formada pela construção e desconstrução estética através do rearranjo contemporâneo que celebra os mais consagrados compositores brasileiros.

O repertório apresenta adaptações de gêneros regionais nordestinos e influências de ritmos do sudeste reafirmando não só a ancestralidade da música regional, mas também reportando­se ao meio urbano onde o trabalho surgiu e se desenvolve. A sonoridade do espetáculo tem os cordas como elementos­chave, seja tecendo melodias e solos ou dando apoio harmônico às vozes. A parte rítmica fica a cargo dos mais variados instrumentos de percussão, onde seus graves remetem ao peso e à presença de um contrabaixo. Dessa forma, misturam­se ritmos das mais variadas expressões da cultura popular brasileira aos diversos elementos da música mundial. Destacam­se no repertório do espetáculo canções dos compositores Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso e Edu Lobo.

Formação: Alexandre Benato, Leandro Toledo, Ricardo Carrano, Richard Lefevre e Jadson Fernandez.

12h – Bola Sete

Formado por João Nilton – cavaquinho e voz, Beto Corrêa – acordeon, Cleber Almeida – pandeiro e voz, Marcelo Cândido – violão sete cordas e Rodrigo Moura – surdo e voz, o grupo teve início de maneira despretensiosa, a partir da afinidade musical dos integrantes, o Bola Sete acabou se tornando o maior sucesso de público em todos os lugares por onde se apresenta. Os músicos do grupo, de formação, influência e personalidades musicais distintas, encontraram uma forma autêntica de tocar samba. Com raízes fincadas nos clássicos do samba, o repertório do grupo, que preza pela pesquisa, nos permite um passeio pela memória histórico­ musical brasileira onde nos encontramos com patrimônios que vão desde Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Jackson do Pandeiro, passando por João Bosco, Chico Buarque, Edu Lobo, Guinga, João Nogueira, Djavan e Paulinho da Viola. Sua missão é aglutinar compositores distintos (tradicionais e nova safra), fazendo uma ponte entre as gerações.

O festival será realizado nos dias 23 e 24 de maio, com 24 horas de programação

Gratuito